segunda-feira, 18 de abril de 2011

Relatório da reunião com a Secretária no dia 30/03/2011

Relatório Reunião com a Secretária em 30/03/2011


Participaram da reunião a subsecretária Helena Bomeny, Mariza Lomba e Kátia Max e os membros do Conselho de Professores. A secretária estava em outro evento e não chegou para o início da reunião.


  1. Plano de Cargos e Salários:
Pedimos avanços, pois há mais de 10 anos está sendo discutido e não temos retorno. Os conselheiros se ofereceram para ajudar no que for possível e. A Prof Mariza Lomba explicou que o antigo governo chegou a enviá-lo para a Câmara, mas os vereadores vetaram, por problemas políticos. A prof Ana Celeste relatou que em outra ocasião foi enviado novamente, mas o SEPE reivindicava a inclusão das merendeiras, então não pode ser aprovado, pois elas pertencem a outra categoria profissional.  Neste momento o plano encontra-se na SME e o conselho solicitou participação na execução e no auxílio para que ele seja enviado para votação e aprovação. Pediram, se possível, uma reunião com os secretários de outros órgãos e até com vereadores para agilizar a aprovação do plano. A Prof Helena ficou de encaminhar o assunto a secretária.
Ressaltamos que comparando o salário pago aos professores do município do RJ e o dos professores de municípios vizinhos, com menor arrecadação, nosso salário está defasado. A prof Helena alegou que qualquer aumento é um impacto muito grande na folha de pagamento e envolve outras secretarias como Fazenda e Administração. Informaram que o projeto está com a secretária. Os conselheiros demonstraram grande insatisfação com relação a esta demora de anos para a aprovação do plano, inclusive pedimos um prazo para ser dada a solução ao caso. As assessoras se comprometeram a pedir empenho da Secretária.
Pedimos para que seja serem revisto o enquadramento por formação do professor com graduação em outras áreas de nível superior, já que a secretária divulgou na imprensa que podem concorrer ao cargo de direção, professores com nível superior em qualquer área, A subsecretária achou muito pertinente a colocação e as assessoras se comprometeram em pedir empenho da Secretária nesta questão. Também reivindicamos o reconhecimento dos cursos de pós graduação Lato Sensu, um pedido antigo, foi alegado que o professor não tem nenhum incentivo financeiro para fazer uma pós graduação.

  1. Atuação do CEC
As assessoras nos disseram que as coordenadoras das CREs solicitaram maior empenho dos CECs nas escolas, então os conselheiros relataram que alguns diretores não facilitam esse trabalho e até dificultam quando podem. A Assessora nos disse que devemos aproveitar este ano de processo sucessório para substituição destas direções que não colaboram com o CEC.

3.  Centro de estudos para Correção de provas:
Foi solicitado que ocorresse pelo menos um Centro de Estudos parcial próximo as provas oficiais para correção das mesmas, no entanto o calendário já está pronto e não há como mexer e também temos que obedecer aos 200 dias letivos, foi sugerido que os alunos fossem dispensados após a prova, mas a prof Helena disse que “não existe a possibilidade de liberar alunos antes do horário da saída”, pois existe uma lei que impede isso. A escola tem autonomia para se organizar para a correção, desde que não dispense aluno fora do horário. A sugestão é que sejam utilizados os tempos de inglês e de ed. Física para correção das provas. A professora Mariza Lomba disse que faz parte do trabalho do professor corrigir provas, foi alegado que muitos estudam e não podem levar para casa e ela disse que isso é uma opção da pessoa, alegamos que em nenhuma profissão o funcionário pode ser cobrado a trabalhar fora do seu horário de trabalho remunerado. Elas frisaram mais uma vez que o PI tem seu horário complementar (4 tempos semanais) e o PII os tempos de Educação Física e Inglês para a correção.

4. Biometria:
Foi colocada a questão da descentralização da biometria, pois o posto de Madureira está impraticável para atendimento e o atendimento dos funcionários da zona oeste também está prejudicado. Recebemos como resposta que todos os problemas que estão ocorrendo em relação ao atendimento da Biometria devem ser encaminhados para ouvidoria e que a decisão destas mudanças foi tomada pela SMA e a SME não pode intervir diretamente.
As Assessoras disseram que reconhecem o rigor da biometria principalmente no exame adicional e que a SME também está insatisfeita. Disse que mais de 1.900 professores estavam de licença médica no último mês, o que compromete o quantitativo nas escolas, por mais que convoque professores fica difícil suprir todas as necessidades das escolas.

5. Projetos:
A professora Jurema responsável pelos projetos na SME esteve na reunião para esclarecer alguns fatos. Segundo ela no mês de novembro de 2010 foi feita uma previsão de alunos para o projeto Aceleração de 5º, 6º, 7º e 8º ano da Fundação Roberto Marinho. Com relação a este projeto, há muitas reclamações como falta de material, vídeos aulas não chegaram às escolas, professores que não fizeram capacitação, e a preocupação é não conseguir atender os prazos da Fundação Roberto Marinho. Foi dito pela responsável pelo projeto, a Prof.  Jurema, que após a compra do material feita pelo quantitativo de alunos de outubro de 2010, muitas modificações ocorreram com relação a reenturmação e matrículas novas, principalmente de alunos de outros estados. Isto acarretou um aumento de 9.000 para 12.000 alunos no projeto. Esta diferença de 3.000 materiais será entregue pela editora até 30/03/11. As escolas deverão receber na primeira semana de abril do Acelera 3, mas os professores que possuem o Kit do vídeo para as tele aulas podem tentar trabalhar para que não atrase o fluxo.
Serão reiniciadas as capacitações para os itinerantes. O material do Instituto Airton Senna chegou de forma diferente, mas ele já chegou em sua totalidade nas CREs, as escolas devem buscar este material nas mesmas. O material do projeto Fórmula da Vitória e Acelera também já estão disponibilizados nas CREs.
A capacitação do Instituto Airton Senna teve muita movimentação e como o grupo é grande o responsável da CRE pelo projeto irá capacitar o professor. Devido a isto estão refazendo o fluxo. Quem participou das capacitações de 40h e que trabalha apenas 16 ou 22,5 horas irá receber os encargos pela capacitação na folha de abril que se recebe em maio.
O número de alunos por turmas nos projetos do IAS segue as normas do SIASI que é sistema do Instituto que mantém o controle sobre isto, não permitindo que as turmas do 1º segmento ultrapasse 25 alunos e do 2º segmento 30 alunos.


Projetos IAS
Nº de alunos
Segmento
Característica
Realfa 1
25
Alunos não Alfabetizados e com disfunção idade série
Aceleração 1A
25
Alunos alfabetizados com disfunção idade série
Realfa 2A
30
Alunos não alfabetizados no 6º ano.
Realfa 2B
30
Alunos alfabetizados, mas ainda lacunas na alfabetização no 6º ano.

Para os Projetos da Fundação Roberto Marinho o número de alunos é de 35, podendo ter 10% a mais de alunos, pois o diferencial neste projeto é a metodologia e segundo a senhora Jurema o número de alunos não interfere.

6. Possibilidade de Maior Participação nos Auxílios da Prefeitura:
Foi solicitado se não há como aumentar o valor estipulado de R$ 2040,00 para participar dos benefícios de auxílio educação, curso de inglês, material escolar etc. Foi exposto que quem cria estas regras é a PreviRio, mas que dariam a sugestão.

7. Infraestrutura:
Neste momento a Secretária chegou e participou por alguns momentos da reunião.
A Secretaria relatou que estava com o Prefeito no lançamento do Projeto Família Carioca, que vai atender 98 mil famílias, verificando se as crianças estão na escola.
A previsão é acabar com o analfabetismo funcional e com a defasagem série e idade até 2013. Para isso está procurando tornar o currículo mais funcional e interessante. Até o final de 2011 começará uma nova fase que se consolidará em 2013.
Questionamos a necessidade da climatização nas escolas e a secretária falou que tem ciência da Lei 821 que trata deste assunto. Segundo secretária a SME não possui nenhum mega projeto de climatização no momento, devido aos gastos com obras e precisa ter cuidado para não acabar cometendo o mesmo erro do Estado que teve muitos problemas com as firmas contratadas.
As escolas podem colocar os aparelhos de ar condicionado progressivamente com a verba do SDP. Foi mencionado que a direção já foi tranqüilizada com relação ao aumento no consumo de energia elétrica e que a prioridade é o bem estar do aluno e do professor.
A adequação da parte elétrica das escolas será feita pela SME, onde as CREs farão a verificação das escolas que necessitam deste serviço, esta verificação deve começar a acontecer de março até maio. No período máximo de dois anos espera que esta questão esteja resolvida.
Construção de quadras, a secretária disse que a secretaria possui hoje mais ou menos 90 escolas aguardando para fazer quadras e que somente depois destas prontas, priorizarão mais 90 e assim sucessivamente, mas que a SME busca amenizar a falta destas fazendo parcerias com os clubes.
            Os conselheiros da 9ª CRE perguntaram a secretária se a SME já tinha algum plano para a construção de novas escolas na zona oeste, principalmente em Campo Grande, levando-se em consideração o grande crescimento populacional da área.
             A secretária respondeu afirmativamente e ressaltou que projetos como o Minha Casa Minha Vida, entre outros projetos imobiliários, apontam para um crescimento ainda maior dessa região e que já estão prevendo construção e até aluguel de novas escolas para suprir a carência.
Os professores convocados até 31/12/2010 receberão notebooks por meio de doação, ela sabe que alguns ainda não receberam, mas está providenciando. Os que entrarem após esta data, não mais receberão os notebooks, tendo a sua disposição somente a possibilidade de utilizar o financiamento oferecido pelo Previ Rio.
Disse também que não receberemos modems, pois iria ficar muito dispendioso, em média trinta e três mil reais por mês. A orientação que nos deu, é que a senha da Internet dos computadores da escola, deve ser passada pela CRE ao diretor da unidade e ele repasse para ao professor, de maneira que este possa usar seu notebook também na escola. Inclusive nos casos de escola compartilhada com o Estado a senha da banda larga do Estado terá que estar disponibilizada também para o município.
O Agente Educador será convocado, ainda não foi, porque quando o ano vira não se pode convocar funcionário, o banco volta para o CODESP e neste caso necessitamos aguardar que este setor devolva o banco de concursados para que então eles sejam convocados.
Concurso para Professor II e outras disciplinas deve ocorrer no 2º semestre de 2011.
            Quanto à contratação dos porteiros escolares, o processo sofreu atraso devido à denúncia contra alguns vereadores que estavam pleiteando vagas junto à empresa licitada para fins eleitoreiros. Nova licitação está sendo providenciado, o que atrasou o processo.

8. Processo Sucessório
Serão mantidos os moldes da gestão anterior, pois a secretária considera boa a idéia da eleição de diretor, mas pensa que o processo necessita ser aperfeiçoado.
Vai oferecer um curso online para preparar futuros diretores, qualquer professor poderá participar, desde que obedeçam alguns critérios, como possuir curso superior. Os diretores atuais não terão a obrigação de fazer o curso, mas a prova será obrigatória a todos. A avaliação será realizada com base em estudo de casos e será submetida a uma banca.
O professor poderá se candidatar para qualquer escola, sem necessidade de trabalhar ou já ter trabalhado nela.
Os alunos do 1º segmento (1º ao 5º ano) não terão direito a voto, somente seus pais, pois ela acha que como este aluno não entende bem o que vem a ser este processo pode ser manipulado. Haverá urna única, todos os votos terão o mesmo peso.
A normatização ainda não foi publicada, mas está ocorrendo nas escolas um levantamento de futuros interessados para poder licitar o curso e ter uma idéia de quantos participarão.
O candidato a diretor deverá ter nível superior em qualquer área de conhecimento.
Vai ser criado um banco de diretores, que serão convocados mediante necessidade da SME, com isso vai evitar a indicação política.
Os estagiários que trabalham em escolas do amanhã recebem valor diferenciado dos demais estagiários e os professores destas escolas também gostariam de ter um valor diferenciado, o que não é possível nem para professor II que está atuando em turmas de 6º ano. Segundo a secretária os estagiários recebem este benefício para atraí-los para estas escolas que ficam em áreas difíceis.

9. EDIs e Creches
Enquanto as turmas não estiverem com professor não será liberado Professor Articulador para as creches.
Professor antigo na rede que fez o concurso de Professor de Educação Infantil e foi aprovado e convocado, ao assumir terá que ir com a nova matrícula para um EDI ou creche, não podendo o mesmo assumir uma turma de Educação Infantil em escola regular.

10. Cadernos de Apoio
Ressaltamos que a linguagem dos cadernos não está adequada para os alunos, então foi proposto pela Prof Helena que a professora conselheira da 6ª CRE, Gwendolyn Sônia, tivesse uma conversa com a Prof Iza Locatelli sobre o assunto. O encontro foi agendado para o dia seguinte (quinta-feira, 31/03). E depois receberemos o repasse do resultado deste encontro. já agendada e ela vai nos repassar o resultado deste encontro.
Foi questionado o nível do material, visto que a Prof  Teresa Tedesco está afastada das salas de aula de alfabetização e não conhece o dia-a-dia da realidade do município, pois os alunos de hoje são outros.
Relembramos o pedido para diminuição dos textos nas avaliações do 5º ano.
Foi questionado que a cartilha do responsável incentiva os mesmos a reclamarem direto na ouvidoria, sem antes haver o diálogo com professor e escola.
Quanto aos erros nos cadernos foi solicitado que os professores entrem em contato com as GEDs das CREs e informem os problemas, mas que os professores que trabalham nisto estão fazendo um trabalho de editora, mas sem ter ninguém para fazer revisão e os erros acabam passando.
A prova de 1º ano foi aplicada para avaliar como está a educação infantil e querem avaliá-la no final do ano, segundo a secretária é um norte para tentar direcionar o professor e ver como estão trabalhando e como podem ajudar, querem refinar a educação infantil.
Existe um projeto para que ao final do ano se realize uma avaliação de EI, só para fazer um diagnóstico do trabalho, para que não haja disparidade com o material apresentado no 1º ano no início do ano letivo.

Contatos com as responsáveis por projetos:
Kit do acelera 3-falta do kit poderão contatar direto com a SME- Sandra Mateu (2976-2287)
Fundação Roberto Marinho - responsável Jurema (2976-2481)
Agendamento para reuniões no CREP com Fátima Cunha – sala 435 Tel: 2273-4200

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